Dias e Santos ditam leis na Baja Oeste de Portugal
Dias e Santos ditam leis na Baja Oeste
de Portugal
Bruno Dias lidera
classificação dos automóveis
Bruno Santos
inalcançável nas motos
Luís Fernandes
recupera terreno nos quads
Pedro Antunes
destaca-se nos SSV
A Baja Oeste de Portugal teve o primeiro dia de competição
total com a entrada em acção dos concorrentes no automóveis, depois das
motos, dos quads e dos SSV já terem iniciado a contenda no dia anterior.
João Dias e João Miranda estão a fazer tudo para deixar a decisão do título
de campeão de Portugal de TT para o derradeiro dia de prova, enquanto nas
motos, Bruno Santos está a fazer uma prova à parte da concorrência. Nos
quads, Luís Fernandes está à recuperar terreno para João Vale e nos SSV,
Pedro Antunes mostrou que o triunfo no prólogo não foi um fogacho de
competitividade.
Na luta pelo título de campeão nos carros, João Ferreira
entrou com vantagem pontual e sabe que a pode gerir em pista. Tiago Reis,
campeão de 2023, foi o mais impetuoso no prólogo e bateu a concorrência. O
líder do campeonato ficou em segundo, a 3,4 segundos do piloto do Taurus,
enquanto João Dias obteve a terceira marca, a 6,9 segundos do mais rápido
Depois do teste da manhã, as equipas partiram para os 114
quilómetros do primeiro sector selectivo. Aí, Dias foi o mais competente e
venceu. Armindo Araújo, em Can Am, terminou em segundo e cedeu pouco mais
de três minutos. Tal resultado, permitiu-lhe subir do quarto lugar à
segunda posição. João Ferreira não conseguiu acompanhar o seu principal
rival na luta pelo campeonato porque teve de cumprir os últimos 50
quilómetros do sector com uma transmissão do Mini partida. Perdeu quase
cinco minutos e está no terceiro posto antes do derradeiro dia de prova. A
completar o "top-5" estão Daniel Silva, em quarto, e Nuno Madeira, que é
quinto. O vencedor do prólogo terminou o primeiro dia de prova no sexto
lugar.
"Final de dia
perfeito. O prólogo não correu como queríamos. O objectivo era ter um
melhor resultado para podermos escolher um lugar na ordem de partida que
mais nos interessasse. Apesar disso, o dia correu bem. Vencemos o sector na
classificação geral e vamos tentar ganhar todos os sectores para encurtar a
desvantagem para o João (Ferreira). Sabemos que é difícil mas vamos
acreditar até ao fim", disse João Dias.
Nas motos há, para já, um denominador comum. Chama-se Bruno
Santos e foi o mais rápido no prólogo de ontem e no sector selectivo de
hoje. O piloto da Husqvarna está com um andamento muito superior. Que o
diga Tomás Dias que, aos comandos da sua Honda, foi segundo, a mais de dois
minutos do vencedor do dia. Cristophe Lajouanie, em Sherco, mantém a
consistência e repete o terceiro lugar que obteve na véspera. Quem já não
está em prova é Micael Simão. Depois da boa prestação na contenda do dia
anterior, o piloto partiu o motor da sua Honda e foi obrigado a abandonar.
O lote dos cinco primeiros completa-se com Afonso Figueiredo,
em Kawasaki, que caiu na classificação devido a uma penalização de 4m40s, e
João Pires, em Yamaha, que já está a mais de 12 minutos do primeiro
classificado.
"Estou contente.
Andei sem percalços nenhuns. Depois do susto de ontem, hoje decidi ter um
pouco mais de cautela desde o início. Adoptei um ritmo consistente e sem
exagerar. Os pisos estavam fantásticos. A zona é sinuosa, como sabemos. O
tipo de piso muda bastante, mas com a humidade existente, estava muito bom
para a prática da modalidade. Espero fazer igual amanhã", disse o líder
das motos, Bruno Santos.
A competição dedicada aos quads teve Luís Fernandes como nome
maior do dia. O piloto do Husqvarna foi consistentemente mais rápido do que
a concorrência e nem uma penalização de seis minutos lhe tirou o melhor
tempo no sector selectivo. Assim, está na primeira posição enquanto o seu
principal rival na luta pelo campeonato, João Vale, não foi além do quinto
lugar e ocupa o quarto posto atrás de Hélder Sá, segundo, e de Bruno Silva,
que é terceiro. A diferença entre primeiro e quarto é de quase dez minutos.
Vale andou a bom ritmo até ao quilómetro 130, mas, a partir daí, sentiu
problemas no seu Can Am e acabou por ceder bastante tempo. Ainda assim,
continua em vantagem na discussão do campeonato.
"Entrei na corrida
bastante cauteloso. Entretanto, andei num ritmo bom apesar de, a seguir à
assistência, ter visto o Rodrigo (Vale) caído, o que afectou o psicológico.
Uns quilómetros mais à frente vi o João parado na pista e segui com um
ritmo tranquilo pois sabia que estava na frente da classificação", afirmou Luís
Fernandes.
Na corrida exclusiva dos SSV, Pedro Antunes (Can Am) continua
a destacar-se pela positiva. O piloto que está a fazer o campeonato
nacional de TT pela primeira vez e está a mostrar que tem andamento para
discutir as vitórias. Depois de ter sido o mais rápido no prólogo, hoje
voltou a demonstrar um andamento muito forte. Deixou Luís Cidade (Can Am) a
55,6 segundos e Pedro Santinho Mendes, que chegou à Baja Oeste de Portugal
na liderança do campeonato, foi o terceiro, a 1m37,4s segundos do mais
rápido. Após o dia de hoje, os três ocupam as mesmas posições na
classificação geral, embora haja mais de dois minutos a separá-los.
"Acabou por correr
bem porque conseguimos o primeiro lugar no sector, mas achávamos que íamos
perder bastante tempo porque tivemos problemas no carro até 40 quilómetros
do final. Tivemos de desligar o carro por três ou quatro vezes pois entrava
em modo de segurança. Perdemos algum tempo, mas a equipa vai resolver o
problema. O nosso objectivo para amanhã é tentar manter o primeiro lugar", disse Pedro
Antunes.
A mini-baja, competição exclusiva para pilotos que tenham até
16 anos, ficou concluída hoje e o vencedor foi Domingos Cunha. O piloto da
Yamaha YZ deixou Martim Azevedo a quase três minutos de distância e Martim
Mateus, que ficou em terceiro, cedeu 4m46,7s para o vencedor.
Amanhã, domingo, realiza-se a derradeira etapa da Baja Oeste
de Portugal 2024. A Escuderia Castelo Branco preparou os mesmos sectores
selectivos do dia de hoje mas, se as motos, os quads e os SSV fizeram a
distância maior no dia de hoje, têm menos quilómetros para percorrer na
derradeira etapa, enquanto os carros vão competir ao longo de mais de 170
quilómetros.
Apilotos, 9 Novembro 2024