Títulos de campeão decidem-se na Baja Oeste de Portugal

João Ferreira e João Dias querem ser campeões nos automóveis

Campeonatos de quads e de SSV também estão por decidir

Equipas percorrem quase 300 quilómetros contra o cronómetro

A região Oeste de Portugal está quase pronta para receber as melhores equipas e os melhores pilotos do Todo-o-Terreno nacional para aquela que é a última prova dos campeonatos, seja nos automóveis, seja nas motos, nos quads ou nos SSV. Se nas duas rodas, o título absoluto já está decidido, nas restantes categorias ainda não se sabe quem serão os campeões de 2024. Por isso, a prova organizada pela Escuderia Castelo Branco reveste-se ainda de maior importância pois será o palco de todas as decisões.

Nos automóveis, João Ferreira e João Dias vão discutir entre os dois quem será o novo campeão de Portugal. À partida para a última prova da temporada, os dois estão separados por 20 pontos, com vantagem para o piloto do Mini John Cooper Works Rally Plus. Candidatos ao triunfo absoluto estão, também, nomes como João Ramos, Gonçalo Guerreiro ou Tiago Reis. No T2, Eduardo Rodrigues entra em competição para celebrar a vitória no campeonato, enquanto Johanes Senders faz o mesmo entre os concorrentes no T8.

Nas motos, nos quads e nos SSV, a Baja Oeste Portugal volta a ter um estatuto de prova internacional. Além do campeonato nacional, a prova pontua para a FIM Bajas World Cup e para o Baja European Championship. Nas contas da competição portuguesa, João Vale, Luís Fernandes e Rodrigo Alves podem ser campeões. Contudo, Vale é quem parte em vantagem pois chega à Baja Oeste de Portugal na liderança do campeonato. Tem, antes do relógio começar a contar, 17 pontos de vantagem sobre Fernandes e 20 sobre Alves.

Nos SSV, há 6 pilotos com condições matemáticas de ainda chegarem ao título de campeão nacional em 2024 e todos eles confirmaram a inscrição na derradeira prova da época. Neste particular, Pedro Santinho Mendes parte na frente, mas a vantagem é mínima. A separá-lo do segundo classificado, há apenas um ponto. Pedro Pinha, que surge no terceiro posto, está a quatro pontos e Sérgio Baptista, quarto classificado, tem de recuperar os oito pontos em atraso para o líder da classificação no campeonato.

Às equipas que competem, habitualmente, na competição lusa, juntam-se formações que chegam a Torres Vedras - localidade que é, nesta edição, o centro operacional da Baja Oeste de Portugal - com ambições nas contas da FIM Bajas World Cup e do Baja European Championship.

Partida simbólica em Torres Vedras

A prova que percorre as exigentes pistas da região Oeste de Portugal tem, em 2024, o centro operacional em Torres Vedras. A competição desenrola-se, durante três dias. Logo na sexta-feira, dia 8, os primeiros concorrentes entram em competição às 15 horas, com a realização do prólogo. Ainda nesse dia, destaque para a partida simbólica, marcada para as 20 horas, em pleno centro de Torres Vedras, junto à Igreja de São Pedro. No dia seguinte, a primeira etapa tem início para as motos às 7h55, enquanto os automóveis só entram em acção às 14h20.

No total, todos os concorrentes, seja nos automóveis, nas motos, nos quads ou nos SSV, têm pela frente quase 450 quilómetros, dos quais 292 km são contra-relógio. A única diferença está na ordem dos setores seletivos. Enquanto os automóveis fazem o primeiro setor com 114 e, no domingo, completam 173 quilómetros contra o cronómetro, as motos, os quads e os SSV fazem a mesma quilometragem, mas em ordem inversa.

"A Escuderia Castelo Branco e os municípios da região Oeste - Alenquer, Bombarral, Cadaval, Óbidos, Sobral de Monte Abraço e Torres Vedras - renovaram a aposta nesta prova pontuável para os mais variados campeonatos nacionais e algumas competições de índole internacional pela forma como este evento desportivo tem deixado a sua marca. A paixão dos adeptos é deveras evidente e quisemos, em primeiro lugar, dar-lhes a oportunidade de assistirem a alguns dos seus ídolos em pistas tão exigentes que continuam a criar grandes desafios aos concorrentes. Além disso, conseguimos desenhar um percurso igual, seja para carros como para motos, quads e SSV, naquela que será uma tarefa igualmente exigente para qualquer concorrente", explicou o diretor de prova de motos, quads e SSV, Sérgio Sequeira.

Apilotos, 4 Novembro 2024

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