Lousada vai acolher o Mundial RX de Portugal a partir de 2025

Lousada, a casa espiritual do ralicross em Portugal, vai juntar-se ao Campeonato do Mundo de Ralicross da FIA pela primeira vez num novo acordo de três anos, com o popular local português a ocupar uma vaga no início da temporada no calendário de 2025 da série* .

Situado a 50 km do Porto, o Circuito Automóvel de Lousada foi criado em 1984 e desde então tornou-se o centro da comunidade portuguesa de ralicross. Lousada acolheu o Campeonato Europeu de Ralicross da FIA de 1991 a 2008. Após uma ausência de 17 anos do panorama internacional do ralicross, a pista voltará a estar no centro das atenções na próxima temporada. A prova será gerida pelo Clube Automóvel de Lousada (CAL) – entidade responsável pela introdução do ralicross em Portugal.

Lousada tem sido também presença assídua no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, com o Rali de Portugal a visitar o circuito para uma etapa superespecial que agrada ao público todos os anos desde 2015.

Antes da estreia do World RX, o circuito passará pela primeira fase de um programa de redesenvolvimento abrangente. Planeada em duas partes para estar totalmente concluída antes do evento de 2026, a iniciativa manterá o carácter e o estilo da pista original, elevando o local ao nível do Campeonato do Mundo e inclui uma extensão na curva três, uma nova volta wildcard e um novo paddock ao lado.

O evento World RX 2025 em Lousada está provisoriamente agendado para os dias 2 a 4 de Maio.

Arne Dirks, Diretor Geral da Rallycross Promoter GmbH, afirmou:

"Estamos muito satisfeitos por termos chegado a acordo com o Clube Automóvel de Lousada pelo menos para as próximas três temporadas. Vimos em primeira mão quanta paixão existe pelo desporto motorizado na região de Lousada e foi necessário muito trabalho para concretizar este negócio. Este trabalho continuará antes do primeiro evento Mundial de RX no circuito em 2025, com investimentos significativos na infraestrutura dentro e à volta da pista, com o objectivo de criar uma experiência de primeira classe para os concorrentes e fãs".

Luís Marinho, Presidente do Clube Automóvel de Lousada (CAL), afirmou:

"2024 será recordado em Lousada como um marco histórico no desporto automóvel. A aquisição pelo Município dos terrenos ocupados pela pista e pela sua envolvente permitirá a modernização e ampliação das instalações, bem como a construção de um novo paddock, e aqui anunciamos que Lousada volta a acolher provas internacionais de ralicross. É o concretizar de um sonho que poucos acreditavam ser possível."

Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada, afirmou:

"O desporto motorizado em Lousada tem uma longa história, e com a sua extraordinária capacidade de organização de eventos desportivos, o CAL tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da modalidade no Concelho, levando a pista ao reconhecimento nacional e internacional. O Circuito Automóvel de Lousada tornou-se um marco importante, não só como local de competição, mas como símbolo de identidade e orgulho para a comunidade.

O Campeonato do Mundo de Rallycross é indiscutivelmente uma das melhores séries que existem e ter chegado a um acordo plurianual com o Promotor de Rallycross é a prova de muito trabalho árduo, força de vontade, persistência, profissionalismo e do espírito de colaboração e cooperação entre o Concelho e LIMA. 2025 representará o início de uma nova era muito promissora que inspirará as gerações futuras!"

*Sujeito à aprovação da FIA World Motor Sport

FIA, 17 Setembro 2024