Rovanperã substitui Ogier no 80.º Rally da Polónia

Kalle Rovanperã e Jonne Halttunen dirigirão o Toyota GR Yaris Rally na prova poloca do WRC, substituindo Sebastien Ogier e Vincent Landais. A dupla francesa foi forçada a abandonar o ORLEN 80º Rally da Polónia após o acidente que ocorreu durante o reconhecimento de terça-feira.

Rovanperã e Halttunen, duas vezes campeões mundiais de rally, foram autorizados a competir na sétima prova da temporada 2024 do WRC. A equipa finlandesa já desembarcou no aeroporto de Szymany e deverá chegar a Mikolajki na noite de terça-feira. Eles farão o reconhecimento em horário individual na quarta e quinta-feira.

Kalle Rovanperã / Jonne Halttunen em Toyota GR Yaris Rally1
Kalle Rovanperã / Jonne Halttunen em Toyota GR Yaris Rally1

Esta será a primeira viagem na Polónia para um piloto de 23 anos. O campeão nascido em Jyvaskyla não competiu na Polónia até então. No entanto, ele estava-se preparando para provas de asfalto durante sessões de testes na Baixa Silésia.

Rovanperã tem 68 participações no WRC, incluindo 48 ao volante de carros de rali de primeira categoria (WRC e Rally1). Fez sua estreia no WRC no Rally GB do País de Gales em 2017, com apenas 17 anos e 25 dias. Concluiu a temporada de 2017 conquistando o título de Campeão de Ralis da Letónia. Dois anos depois, Rovanperã venceu a categoria WRC2 Pro., venceu 12 provas do WRC. 

Sua primeira vitória foi na temporada de 2021 na Estónia. Nas duas temporadas seguintes, ganhou o título de Campeão Mundial de Ralis.

Apilotos, 25 Junho 2024